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As duas faces da mesma moeda



  De um lado estão aqueles que defendem a ideia de que cinema é indústria e como toda indústria deve focar o retorno financeiro e, portanto investir em projetos que tragam rentabilidade seria o mais viável para o cinema nacional. Na outra face da moeda estão aqueles que defendem a ideia de que cinema é arte, e que não tem como principal objetivo o sucesso de público e consequentemente grande retorno financeiro.

   O que muitas das mentes pensantes ainda não entenderam é que cinema é sim arte, mas também é indústria. Que não tem nada de errado em buscar o retorno financeiro, e que arte não é nada de outro mundo para que não seja feita ou exibida. 

É preciso entender que tem filmes que são muito rentáveis financeiramente e outros nem tanto, e existe público para os dois, aliás, existe público para todos os diferentes cinemas que se produz no Brasil. O que falta é espaço para exibir toda essa produção e melhorias nas políticas de distribuição.

    Para ter uma ideia o Brasil possui cerca de 2000 salas de cinema, o ultimo filme da Saga Crepúsculo (Amanhecer – Parte 2) estreou em mais de 1200 salas, a comédia brasileira De Pernas Pro Ar 2 estava presente em 718 salas, já o filme O Som ao Redor  depois de passar por 40 festivais internacionais e 7 nacionais estreou em apenas 13 salas no país.  Percebeu como a conta é injusta? Se não bastasse isso, muitas das salas que exibiam exclusivamente filmes de arte foram fechadas, obrigando esses filmes a entrar na briga para conseguir espaço no circuito comercial.

    Uma das soluções é aumentar o número de salas para exibição, mas isso não é o suficiente, é preciso diversificar a programação, para que a matemática da distribuição fique mais equilibrada e que o público tenha opção de escolher o quer ver. Por que cá entre nós, colocar um filme em mais de 1200 salas não é bem o que podemos chamar de “dar opção para o público”. E nesse jogo de cara ou coroa quem perde é o carinha que pega a moeda, ou seja, o público que vai ao cinema. 



O Som ao Redor 



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