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Fim, começo, meio, (re) começo do fim

Charlie Kaufman e Quentin Tarantino 


    Estamos acostumados a ver tudo sequencialmente, em ordem cronológica, quando nos deparamos com algo “fora de ordem” nos causa certa estranheza. 

 Assim como o título, os filmes que apresentam narrativa não linear, (aquela em que os fatos não são apresentados em ordem cronológica e a variação temporal faz com que a história se desenvolva descontinuamente e mistura o tempo psicológico ao cronológico) também causam estranheza no primeiro momento.

 É aquele tipo de filme que ou você ama ou odeia, não tem meio termo. Para falar disso escolhi alguns filmes de dois cineastas, que revolucionaram o cinema e o fizeram usando cada um a sua maneira a narrativa não linear.

Cena do filme 'Adaptação' (2002)

No fim dos anos 90, surge o roteirista Charlie Kaufman para revolucionar o cinema mais uma vez, sua revolução começa aí no fato de ser roteirista e não diretor, contradizendo a Teoria de Autor. Além disso, Kaufman se torna o responsável por fazer a Academia indicar pela  primeira vez um personagem fictício ao Oscar. Isso aconteceu por causa do filme Adaptação(2002) em que o personagem Donald Kaufman (irmão gêmeo do roteirista na história) foi creditado como co- autor. 



Cena do filme  'Quero ser John Malkovich' (1999)

Seu primeiro roteiro foi o do filme Quero ser John Malkovich (1999) com o qual recebeu sua primeira indicação ao Oscar. Em 2004 ele teve seu talento reconhecido e ganhou o Oscar de melhor roteiro original pelo filme Brilho Eterno De Uma Mente Sem Lembranças. Em 2008 Kaufman dirige seu primeiro filme Sinédoque Nova York, onde mais vez prova seu talento e peculiaridade cinematográfica.


Cena do filme Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças

O segundo é Quentin Tarantino, o diretor que revolucionou o cinema no início da década de 90, ganhou destaque em 1994 com o filme Pulp Fiction com o qual ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes e o Oscar de Melhor Roteiro Original, o primeiro de sua carreira. 


Cenas de 'Cães de Aluguel' (1992)

Mas antes disso, em 1992, Tarantino havia feito um filme Cães de Aluguel, onde a violência, os excelentes diálogos e as referências à cultura pop definem o estilo do diretor e se tornam marcas recorrentes em outros de seus filmes como Kill Bill vol.1 e vol. 2 (2004), Bastardos Inglórios (2009) e Jackie Brown (1997) que apesar de ter narrativa não linear apresenta uma variação temporal mais sutil do que os outros filmes.


Cena de 'Pulp Fiction' (1994)
    

Mais do que a narrativa não linear, a criatividade e a invenção marcam a obra desses cineastas. Seus filmes são filmes inteligentes, divertidos, intrigantes e chocantes. 



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