Pular para o conteúdo principal

Cannes- As mostras paralelas

  




 Hoje Cannes dá início a suas mostras paralelas A Semana da Crítica  e a Quinzena dos Realizadores (que tratarei em outro post). Em ambas há participação brasileira.





Semana da Crítica

A Semana Internacional da Crítica foi fundada pelo Sindicato Francês de Crítica de Cinema com o objetivo de permitir aos críticos descobrir e divulgar novos talentos, essa é a mais antiga mostra paralela do Festival de Cannes. Muitos cineastas consagrados foram revelados aqui, entre eles Alejandro Gonzalez Iñarritu, Gaspar Noé, François Ozon, Philippe Garel, Guillermo del Toro entre outros.  
O filme de abertura Suzanne (Katell Quillévéré) acompanha uma jovem mulher ao longo de vários anos, realismo que é intensificado pelo romance, voltas e reviravoltas prometem envolver emocionalmente o público. Além do filme de abertura foram selecionados para essa edição 7 longas e 10 curtas.


Imagem do filme Suzanne




Longas Metragem

Le Démantèlement   - Sébastien Pilote
Los Duenõs-  Agustín Toscano & Ezequiel Radusky
For Those in Peril - Paul Wright
The Lunchbox (Dabba) - Ritesh Batra
The Major - Yury Bykov
Nos héros sont morts ce soir David Perrault
Salvo - Fabio Grassadonia & Antonio Piazza



Curtas Metragem

Agit Pop - Nicolas Pariser
Breathe me - HAN Eun-young
Come me and play (Komm und spiel) - Daria Belova
La Lamp au beurre de yak - HU Wei
Océan - Emmanuel Laborie
The Opportunist  - David Lassiter 
Pátio - Ali Muritiba
Pleasure - Ninja Thyberg
Tau Seru - Rodd Rathjen
Vikingar Magali Magistry

Destaque para o curta metragem brasileiro Pátio de Ali Muritiba, que mostra as atividades de lazer dos prisioneiros, futebol, capoeira. O momento de liberdade dentro da prisão enquanto conversam sobre a real liberdade. 



Imagem do filme Pátio


A Semana da Crítica será encerada com 3x3D, uma série de três curtas que usam a técnica do 3d. "Les Trois Désastres" dirigido por Jean Luc-Godard, "Just in time" de Peter Greenway e "Cine Sapiens" de Edgar Pêra. 


O Júri


Grande Prêmio Nespresso

Presidente do Júri: Miguel Gomes 
Membros do Júri: Dennis Lim, Alin Tasciyan, Alex Vicente, Neil Young




Prêmio do Curta Metragem e Prêmio Revelação

Presidente do Júri: Mia Hansen Love
Membros do júri do  Prêmio do Curta Metragem: Brad Deane, Savina Neirotti, Johannes Palmroos e  Lorna Tee





Membros do júri do Prêmio Revelação: Luo Jin, Eren Odabasi, Thiago Stivaletti e Simon Pellegry.







Texto: Núbia Almeida



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A cueca sumiu

Quando as primeiras imagens do ator Henry Cavill, o novo interprete de Superman no set de filmagem vazaram começou o burburinho.  O novo uniforme do super-herói passou por uma reformulação e a clássica cueca vermelha desapareceu. Mas antes da cueca desaparecer ela já dava pano pra manga. Quem não se lembra da polêmica no volume peniano do ator Brandon Routh (Superman: O Retorno), que segundo os produtores teve que ser reduzido digitalmente porque poderia distrair os espectadores, mais tarde quando foram divulgadas fotos do ator usando cueca vimos que ele não é tão “super” assim. Mas antes de discutirmos porque o Superman perdeu a cueca, vamos descobrir porque ele a usava e por cima da calça. 







Nas décadas de 30 e 40 começaram a surgir os super-heróis, os artistas tinham algumas dificuldades para destacar detalhes masculinos e femininos e demostrar o poder e a força dos personagens, isso se devia as limitações técnicas da época como a qualidade do papel e a impressão que era feita em pre…

O carnaval vai ao cinema

O carnaval é a maior festa popular do país é muito mais do que um simples festejo, é um traço identitário da cultura brasileira.  A festa brasileira, luso-afro-ameríndia , sofreu influências da França, Itália, Portugal e se expressa de diferentes maneiras nas distintas regiões do país. Seja  com a escola de samba, o frevo, o maracatu, Timbalada, os blocos de rua, trio elétricos, carnaboi ou o boi-bumbá, durante quatro dias música, dança, costumes e tradições se misturam para celebrar os Brasis ao mesmo tempo em que promove a inclusão e interação, despertando o sentimento de unidade, de nação que muita das vezes é esquecido ou ignorado com o término da festa. Dada a sua importância para a cultura brasileira, o carnaval, o maior teatro de rua do país, curiosamente é pouco ou não é representado nas manifestações artísticas, com exceção da música. Embora o cinema tenha tido papel importante para a disseminação da música carnavalesca, hoje explora pouco a temática, sendo a maior parte das …

Globo de Ouro 2017 - Vencedores

Aconteceu na noite deste domingo (8) a cerimônia de premiação da 74º edição do  Globo de Ouro. A cerimônia apresentada por Jimmy Fallon teve vários momentos marcantes, a começar pela abertura no melhor estilo La La Land. O filme de Damien Chazelle, estrelado por Emma Stone e Ryan Gosling ganhou 7 estatuetas, ou seja, ganhou em todas as categorias em que foi indicado e se tornou o filme mais premiado do Globo de Ouro. 

O ponto alto da noite foi a homenagem a Maryl Streep, que após 30 indicações e oito premiações foi agraciada com o prêmio Cecil B. Demille  pelo conjunto da obra e fez um discurso contundente e politizado que você pode ver aqui






As atrizes Debbie Reynolds e Carrie Fisher, falecidas no mês passado também foram homenageadas. 


A surpresa da noite foi a vitória da francesa Isabelle Huppert, que ganhou na categoria Melhor Atriz Drama pelo filme "Elle" que foi o vencedor na categoria Filme Estrangeiro. Outra surpresa divertida foi o beijo consolação de Andrew Garfield …