Pular para o conteúdo principal

Cannes - Marché Du Film





Marché Du Film 


Marché du Film (Mercado do filme , em português)  é o espaço dentro do Festival de Cannes dedicado a promover a produção, desde de sua criação em 1959 se tornou o evento mais importante da indústria cinematográfica.  Promove o encontro e as reuniões de negócios entre os profissionais de cinema e as empresas facilitando o financiamento internacional, a coprodução, a distribuição além é claro de movimentar milhões de reais. Oferece aos seus participantes um guia impresso com mais de mil páginas com informações  e contato de todas as empresas participantes. Além do guia, também fica a disposição dos participantes o Cinando, um ferramenta de dados online com informações de contato das empresas participantes, informações dos projetos em desenvolvimento, dos filmes para venda e datas dos principais festivais do mundo.  O Marché du Film divide-se em sessões para facilitar aos participantes encontrarem o que estão procurando e claro, pra gente poder entender um pouco o funcionamento do mercado internacional de filmes do Festival de Cannes.




Oficina dos produtores

Criada em 2011 para atender as necessidades dos produtores iniciantes, com pouca ou nenhuma experiencia sobre o Marché du Film. São realizadas nos 3 primeiros dias do festival oficinas com especialistas que abordam assuntos como: financiamento internacional, coprodução e vendas internacionais. A oficina recebe até 300 participantes.




Rede de produtores


Criado em 2004 com o objetivo de estimular a coprodução e o financiamento de projetos, reúne 550 produtores de todo o mundo que participam eventos e reuniões de negócios.



Village Internacional


Criada em 2000, reúne cerca de 60 pavilhões de vários países. Nesses pavilhões acontecem conferências de impressa e eventos para promover a cultura e o cinema de cada país e estreitar os laços entre instituições, produtores e os demais profissionais do cinema.




Doc Corner


Criado em 2012, esse espaço é dedicado ao cinema documental. Promove encontros e reuniões de negócios com profissionais dedicados sobretudo a esse formato.


Brasileiros no Marché du Film

Através do programa Cinema do Brasil, criado em 2006 para promover o audiovisual brasileiro no mercado internacional, alguns filmes brasileiros marcam presença no evento esse ano.


A memória que me contam - Lúcia Murat (Taiga Filmes)

Cara ou Coroa - Ugo Giorgetti (Bossa Nova Films)

Rânia - Roberta Marques (Tucumám Distribuidora de Filmes)

Elena - Petra Costa (Busca Vida Filmes)

Cores- Francisco Garcia (Kinoosfera Filmes)

Confia em mim - Michel Tikhomiroff - (Mixer)

Angie - Márcio Garcia (MGP Entretenimento)




Trailer do documentário Elena


  

Trailer do filme Cara ou Coroa






Texto: Núbia Almeida



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A cueca sumiu

Quando as primeiras imagens do ator Henry Cavill, o novo interprete de Superman no set de filmagem vazaram começou o burburinho.  O novo uniforme do super-herói passou por uma reformulação e a clássica cueca vermelha desapareceu. Mas antes da cueca desaparecer ela já dava pano pra manga. Quem não se lembra da polêmica no volume peniano do ator Brandon Routh (Superman: O Retorno), que segundo os produtores teve que ser reduzido digitalmente porque poderia distrair os espectadores, mais tarde quando foram divulgadas fotos do ator usando cueca vimos que ele não é tão “super” assim. Mas antes de discutirmos porque o Superman perdeu a cueca, vamos descobrir porque ele a usava e por cima da calça. 







Nas décadas de 30 e 40 começaram a surgir os super-heróis, os artistas tinham algumas dificuldades para destacar detalhes masculinos e femininos e demostrar o poder e a força dos personagens, isso se devia as limitações técnicas da época como a qualidade do papel e a impressão que era feita em pre…

O carnaval vai ao cinema

O carnaval é a maior festa popular do país é muito mais do que um simples festejo, é um traço identitário da cultura brasileira.  A festa brasileira, luso-afro-ameríndia , sofreu influências da França, Itália, Portugal e se expressa de diferentes maneiras nas distintas regiões do país. Seja  com a escola de samba, o frevo, o maracatu, Timbalada, os blocos de rua, trio elétricos, carnaboi ou o boi-bumbá, durante quatro dias música, dança, costumes e tradições se misturam para celebrar os Brasis ao mesmo tempo em que promove a inclusão e interação, despertando o sentimento de unidade, de nação que muita das vezes é esquecido ou ignorado com o término da festa. Dada a sua importância para a cultura brasileira, o carnaval, o maior teatro de rua do país, curiosamente é pouco ou não é representado nas manifestações artísticas, com exceção da música. Embora o cinema tenha tido papel importante para a disseminação da música carnavalesca, hoje explora pouco a temática, sendo a maior parte das …

Globo de Ouro 2017 - Vencedores

Aconteceu na noite deste domingo (8) a cerimônia de premiação da 74º edição do  Globo de Ouro. A cerimônia apresentada por Jimmy Fallon teve vários momentos marcantes, a começar pela abertura no melhor estilo La La Land. O filme de Damien Chazelle, estrelado por Emma Stone e Ryan Gosling ganhou 7 estatuetas, ou seja, ganhou em todas as categorias em que foi indicado e se tornou o filme mais premiado do Globo de Ouro. 

O ponto alto da noite foi a homenagem a Maryl Streep, que após 30 indicações e oito premiações foi agraciada com o prêmio Cecil B. Demille  pelo conjunto da obra e fez um discurso contundente e politizado que você pode ver aqui






As atrizes Debbie Reynolds e Carrie Fisher, falecidas no mês passado também foram homenageadas. 


A surpresa da noite foi a vitória da francesa Isabelle Huppert, que ganhou na categoria Melhor Atriz Drama pelo filme "Elle" que foi o vencedor na categoria Filme Estrangeiro. Outra surpresa divertida foi o beijo consolação de Andrew Garfield …