Pular para o conteúdo principal

Cannes 2013 - Cinéfondation


Cinéfondation


 Criada em 1998 por Gilles Jacob a  fundação Cinéfondation, tem por objetivo descobrir novos talentos, apoiar e desenvolver o cinema jovem. A Cinefóndation oferece programas completares que ajudam cineastas iniciantes a desenvolverem seus projetos. Está dividida em 3 seções: A Seleção, A Residência (La Résindence) e O Atelier (L'Atelier). Anualmente são selecionados filmes de curta e média metragem de escolas de cinema de todo o mundo, os filmes selecionados são apresentados em uma sessão paralela a Seleção Oficial do Festival de Cannes. Um Júri escolhe e premia os 3 melhores filmes. 







 A Seleção 


  Na edição desse ano foram selecionados 18 filmes (14 ficção e 4 animação). Essa é a primeira vez que o Chile participa da mostra. Abaixo a lista dos filmes selecionados.



The norman of life - Evgeny Byalo (High Courses for Scriptwriters and Film Directors - Rússia)

The magnificent lion boy - Ana Caro (NFTS - Reino Unido)

O Sunce (Ham Story) - Eliska Chytková ( Thomas Bata University in Zlin - República Tcheca)

Duet - Navid Danesh (Karnameh Film School - Irã)

Babaga - Gan de Lange (The San Spiegel Film & TV School - Israel)

Needle - Anahita Ghazvinizadeh (The School of the Art Institute of Chicago - Estados Unidos)

En attendant le dégel (Waiting for the Thaw) - Sarah Hirtt (INSAS - Bélgica)

Contrafábula de una niña disecada (Fable of a blood-drained girl)  - Alejandro Iglesias Mendizábal (CCC - México)

Stepsister - Joey Izzo (San Francisco State University - Estados Unidos)


Au delà de l 'hiver (After the winter) - Jow Zhi Wei (Le Fresnoy - França)


In Acvariu - Tudor Cristian Jurgiu (UNATC - Romênia)


Seon (The Line) - Kim Soo-Jin (Chung-Ang University - Coreia do Sul)


Asunción - Camila Luna Toledo (Pontifícia Universidad Católica - Chile)


Goingh South - Jefferson Moneo (Columbia University - Estados Unidos)


Danse Macabre - Malgorzata Rzanek (Academy of Fine Arts in Warsaw - Polonia)


Mañana todas las cosas (Tomorrow all the things) - Sebastián Schjaer (UCINE - Argentina)


Exil (Exíle) - Vladilen Vierny (La fémis - França)


Pandy (Pandas) - Matús Vizar (FAMU - República Tcheca)





O Júri


O Júri da Cinéfondation é o mesmo  que irá escolher o melhor curta metragem no Cannes Court Métrage





Presidente do Júri: Jane Champion

Mebros do Júri: Maji-da Abdi, Nicoletta Braschi, Nandita Das e Semih Kaplanoglu.




La Résidence (A Residência)

A Residência do Festival, criada em 2000 é um programa que ajuda jovens cineastas a desenvolverem seus projetos, sejam eles primeiro ou segundo filme. 
Durante 4 meses e meio os jovens recebem orientações de profissionais do cinema para escrever seus roteiros e orientações de como proceder na produção, também participam de fóruns e  usufruem de outros benefícios como uma ajuda de custo de 800 euros, acesso livre a vários cinemas de Paris, aulas de francês além de circular livremente pelos festivais de cinema, incluindo o Festival de Cannes. A Residência, oferece ótimas acomodações, com espaços privados e coletivos. Cada residente tem um quarto individual, equipado com computador com acesso a internet, televisão e dvd.
Mas antes de tudo isso, os jovens passam por uma seleção, ou melhor duas, na primeira fase um júri composto por até 3 profissionais do cinema fazem uma pré seleção dos candidatos que então posteriormente são avaliados pelo júri final.  A escolha do júri baseia-se na qualidade dos trabalhos anteriores apresentados pelos candidatos e claro,  em sua motivação.




L'Atelier (O Atelier)


Em 2005, surge O Atelier, um programa que seleciona anualmente 15 projetos, e convida os seus respectivos diretores ao Festival de Cannes. O Atelier publica um livro com todos os projetos selecionados na intenção de promove-los aos profissionais de cinema, também promovem encontros entre os cineastas,  produtores e distribuidores.  Ao particpar desse programa os cineastas participam ativamente do dia a dia do festival, podem conseguir financiamentos para seus projetos, assim como fechar acordos de distribuição e  parcerias para futuros projetos. 





Brasileiros na Cinéfondation


Um Sol Alaranjado - Eduardo Valente 
Prêmio de Melhor Filme em 2002

O Lençol Branco - Marco Dutra e Juliana Rojas 
2005

Justiça ao Insulto - Bruno Jorge
2006

Duelo Antes da Noite - Aline Furtado
2011







Texto: Núbia Almeida


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A cueca sumiu

Quando as primeiras imagens do ator Henry Cavill, o novo interprete de Superman no set de filmagem vazaram começou o burburinho.  O novo uniforme do super-herói passou por uma reformulação e a clássica cueca vermelha desapareceu. Mas antes da cueca desaparecer ela já dava pano pra manga. Quem não se lembra da polêmica no volume peniano do ator Brandon Routh (Superman: O Retorno), que segundo os produtores teve que ser reduzido digitalmente porque poderia distrair os espectadores, mais tarde quando foram divulgadas fotos do ator usando cueca vimos que ele não é tão “super” assim. Mas antes de discutirmos porque o Superman perdeu a cueca, vamos descobrir porque ele a usava e por cima da calça. 







Nas décadas de 30 e 40 começaram a surgir os super-heróis, os artistas tinham algumas dificuldades para destacar detalhes masculinos e femininos e demostrar o poder e a força dos personagens, isso se devia as limitações técnicas da época como a qualidade do papel e a impressão que era feita em pre…

O carnaval vai ao cinema

O carnaval é a maior festa popular do país é muito mais do que um simples festejo, é um traço identitário da cultura brasileira.  A festa brasileira, luso-afro-ameríndia , sofreu influências da França, Itália, Portugal e se expressa de diferentes maneiras nas distintas regiões do país. Seja  com a escola de samba, o frevo, o maracatu, Timbalada, os blocos de rua, trio elétricos, carnaboi ou o boi-bumbá, durante quatro dias música, dança, costumes e tradições se misturam para celebrar os Brasis ao mesmo tempo em que promove a inclusão e interação, despertando o sentimento de unidade, de nação que muita das vezes é esquecido ou ignorado com o término da festa. Dada a sua importância para a cultura brasileira, o carnaval, o maior teatro de rua do país, curiosamente é pouco ou não é representado nas manifestações artísticas, com exceção da música. Embora o cinema tenha tido papel importante para a disseminação da música carnavalesca, hoje explora pouco a temática, sendo a maior parte das …

Globo de Ouro 2017 - Vencedores

Aconteceu na noite deste domingo (8) a cerimônia de premiação da 74º edição do  Globo de Ouro. A cerimônia apresentada por Jimmy Fallon teve vários momentos marcantes, a começar pela abertura no melhor estilo La La Land. O filme de Damien Chazelle, estrelado por Emma Stone e Ryan Gosling ganhou 7 estatuetas, ou seja, ganhou em todas as categorias em que foi indicado e se tornou o filme mais premiado do Globo de Ouro. 

O ponto alto da noite foi a homenagem a Maryl Streep, que após 30 indicações e oito premiações foi agraciada com o prêmio Cecil B. Demille  pelo conjunto da obra e fez um discurso contundente e politizado que você pode ver aqui






As atrizes Debbie Reynolds e Carrie Fisher, falecidas no mês passado também foram homenageadas. 


A surpresa da noite foi a vitória da francesa Isabelle Huppert, que ganhou na categoria Melhor Atriz Drama pelo filme "Elle" que foi o vencedor na categoria Filme Estrangeiro. Outra surpresa divertida foi o beijo consolação de Andrew Garfield …