Pular para o conteúdo principal

Esse tal de Rock'n Roll



     Hoje é comemorado o Dia Mundial do Rock, a data é uma homenagem ao evento Live Aid de 1985, em que dois shows aconteciam simultaneamente em Londres (Inglaterra) e na Filadélfia (EUA). Mais que reunir grandes nomes da música pop e do rock, o objetivo do evento era arrecadar fundos para combater a fome na África. Embora seja chamado de Dia Mundial do Rock a data é comemorada apenas no Brasil. Isso aconteceu nos anos 1990 depois que duas rádios de São Paulo especializadas em rock começarem a divulgar a data que caiu no gosto dos ouvintes. Para comemorar o dia do Rock separei 5 filmes Rock’n Roll, mas não esperem biografias de rock stars.





Detroit – A Cidade do Rock

O que você seria capaz de fazer para ver o show de sua banda preferida? Em Detroit – A Cidade do Rock (1999), você descobre que quem é fã de verdade faz o possível e o impossível. No filme 4 adolescentes de uma escola secundária fãs declarados do Kiss tentam conseguir ingressos para o show da banda em Detroit, pegam a estrada e fazem tudo o que podem e até o que não imaginam poder para conseguir ver o “Show da sua vidas”.  




Quase Famosos



Cameron Crowe (Singles – Vida de Solteiro ,1992) é o diretor mais rock’n roll que existe, ele sempre demostrou sua paixão pelo estilo musical nos seus filmes.  Em Quase Famosos (2000) Crowe cria uma banda fictícia, a Stillwater (consideradas uma das melhores da ficção) para fazer um filme autobiográfico que conta a sua experiência como o mais jovem repórter da revista Rolling Stone.







Rock Star

Já imaginou se você fosse convidado pelos integrantes da sua banda de rock preferida para ser o novo vocalista dela? É o que acontece com Chris Cole (Mark Wahlberg) em Rock Star (2000), que vê sua vida mudar completamente depois desse fato e descobre no melhor estilo rock’n roll que ser um Rocks star não é fácil nem tão legal quanto ele pensava. 









Escola de Rock



Ainda na escola, você certamente se lembra de ter tido um professor(a) que era descolado, gente boa, talvez ele(a) não fosse tão engraçado e irreverente quanto Jack Black em Escola de Rock (2003)mas todo mundo já esbarrou com um professor assim. Nesse filme Jack Black encarna a rebeldia do Rock’n Roll atrevés da figura de um professor substituto que ajuda seus alunos a se libertarem das regras conservadoras de uma escola tradicional e rígida. Um filme que além de divertido nos faz refletir sobre o papel do professor e a sua influencia na vida dos alunos. 




Across The Universe

Esse é um daqueles filmes que se você já viu, vai ver de novo e se não viu tá esperando o que? Garanto que não vai se arrepender especialmente se for fã dos Beatles (nunca conheci alguém que não fosse).  Com interpretações musicais de arrepiar uma trilha sonora que está em perfeita sintonia com o filme os personagens principais das músicas dos Beatles ganham vida para retratar as lutas, paixões e os movimentos de contracultura dos anos 1960. Com participações de Bono Vox (U2), Joe Cocker e Salma Hayek. Foi indicado ao Oscar de melhor figurino e ao Grammy por melhor trilha sonora cinema/tv. 






Texto: Núbia Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A cueca sumiu

Quando as primeiras imagens do ator Henry Cavill, o novo interprete de Superman no set de filmagem vazaram começou o burburinho.  O novo uniforme do super-herói passou por uma reformulação e a clássica cueca vermelha desapareceu. Mas antes da cueca desaparecer ela já dava pano pra manga. Quem não se lembra da polêmica no volume peniano do ator Brandon Routh (Superman: O Retorno), que segundo os produtores teve que ser reduzido digitalmente porque poderia distrair os espectadores, mais tarde quando foram divulgadas fotos do ator usando cueca vimos que ele não é tão “super” assim. Mas antes de discutirmos porque o Superman perdeu a cueca, vamos descobrir porque ele a usava e por cima da calça. 







Nas décadas de 30 e 40 começaram a surgir os super-heróis, os artistas tinham algumas dificuldades para destacar detalhes masculinos e femininos e demostrar o poder e a força dos personagens, isso se devia as limitações técnicas da época como a qualidade do papel e a impressão que era feita em pre…

O carnaval vai ao cinema

O carnaval é a maior festa popular do país é muito mais do que um simples festejo, é um traço identitário da cultura brasileira.  A festa brasileira, luso-afro-ameríndia , sofreu influências da França, Itália, Portugal e se expressa de diferentes maneiras nas distintas regiões do país. Seja  com a escola de samba, o frevo, o maracatu, Timbalada, os blocos de rua, trio elétricos, carnaboi ou o boi-bumbá, durante quatro dias música, dança, costumes e tradições se misturam para celebrar os Brasis ao mesmo tempo em que promove a inclusão e interação, despertando o sentimento de unidade, de nação que muita das vezes é esquecido ou ignorado com o término da festa. Dada a sua importância para a cultura brasileira, o carnaval, o maior teatro de rua do país, curiosamente é pouco ou não é representado nas manifestações artísticas, com exceção da música. Embora o cinema tenha tido papel importante para a disseminação da música carnavalesca, hoje explora pouco a temática, sendo a maior parte das …

Globo de Ouro 2017 - Vencedores

Aconteceu na noite deste domingo (8) a cerimônia de premiação da 74º edição do  Globo de Ouro. A cerimônia apresentada por Jimmy Fallon teve vários momentos marcantes, a começar pela abertura no melhor estilo La La Land. O filme de Damien Chazelle, estrelado por Emma Stone e Ryan Gosling ganhou 7 estatuetas, ou seja, ganhou em todas as categorias em que foi indicado e se tornou o filme mais premiado do Globo de Ouro. 

O ponto alto da noite foi a homenagem a Maryl Streep, que após 30 indicações e oito premiações foi agraciada com o prêmio Cecil B. Demille  pelo conjunto da obra e fez um discurso contundente e politizado que você pode ver aqui






As atrizes Debbie Reynolds e Carrie Fisher, falecidas no mês passado também foram homenageadas. 


A surpresa da noite foi a vitória da francesa Isabelle Huppert, que ganhou na categoria Melhor Atriz Drama pelo filme "Elle" que foi o vencedor na categoria Filme Estrangeiro. Outra surpresa divertida foi o beijo consolação de Andrew Garfield …