Pular para o conteúdo principal

CineFest Votorantim





Após paralisação de dois anos a Prefeitura de Votorantim por meio da Secretaria de Cultura e com co realização do Sesc Sorocaba, promove de 16 a 22 de novembro,  a 9º edição do Festival Nacional de Cinema ,o CineFest. Com um total de 364 curtas metragens inscritos os curadores tiveram trabalho para selecionar as 56 obras que participam da mostra competitiva. 

“É bem complicado julgar filmes, mesmo porque o que é bom para um pode não ser para outro. Portanto o que levamos em conta foi a aproximação das obras com o que chamamos de cinema, a qualidade técnica não foi um critério de escolha importante na seleção”. Conta Renata Saraceni, responsável pela curadoria do festival juntamente com Sérgio Alpendre, Joel Yamaji e Gai Sang.


Para a Mostra Pidorama (Nacional) foram selecionados 30 curtas metragens, de várias regiões do país

“O Cinefest é um panorama de culturas brasileiras, há filmes dos mais diferentes lugares do Brasil, essa representatividade brasileira traz um colorido para o festival. Além disso, é possível observar tendências, em um ano político como esse é possível ver uma maior quantidade de filmes com essa temática.”  Afirma Renata.  



Um dos filmes com essa temática é o curta metragem “Brasil” de Aly Muritiba, que retrata uma noite na vida de dois irmãos, um é policial militar e o outro ativista, ambos ficam cara a cara durante uma das manifestações que tomaram conta do Brasil em junho de 2013.


Para a Mostra Cachoeira (Regional) foram inscritos 46 curtas metragens, um recorde se comparado a edições anteriores. “Foi uma surpresa a grande quantidade de filmes regionais, principalmente Sorocabanos. Não imaginava que havia uma produção relativamente grande. Por um lado isso representou uma grande satisfação, por outro, fomos obrigados a selecionar alguns e não todos como gostaríamos.” Ressaltou Renata.



Ao todo a mostra regional exibirá 21 curtas metragens, entre eles está “A Dança de São Gonçalo” de Cleiner Micceno, gravado em comunidade rural de Ribeirão Branco o curta metragem é o primeiro registro de uma tradição centenária, o ritual da dança cuja coreografia é marcada pelos violeiros e seguida pelos devotos. Segundo o diretor, o curta surgiu de uma oficina de documentários e foi gravado em apenas um dia, com uma única câmera.

As mostras Pindorama e Cachoeira acontecerão no Auditório Municipal Francisco Beranger, todas as sessões serão gratuitas e abertas ao público. Já a mostra Raízes (Ambiental) exibirá os 5 curtas metragens selecionados, ao ar livre na Pedreira do Icatu.  Além das mostras o público poderá conferir os debates com os 56 realizadores selecionados para essa edição do festival e participar das oficinas que acontecerão no Sesc Sorocaba. Todas as oficinas são gratuitas e as inscrições já podem ser realizadas na Secretaria de Cultura de Votorantim ou pelo telefone (15) 3243-1191.

Para conferir a lista dos curtas metragens selecionados e a programação completa visite o site: http://www.cinefestvotorantim.com.br/






Texto: Núbia Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A cueca sumiu

Quando as primeiras imagens do ator Henry Cavill, o novo interprete de Superman no set de filmagem vazaram começou o burburinho.  O novo uniforme do super-herói passou por uma reformulação e a clássica cueca vermelha desapareceu. Mas antes da cueca desaparecer ela já dava pano pra manga. Quem não se lembra da polêmica no volume peniano do ator Brandon Routh (Superman: O Retorno), que segundo os produtores teve que ser reduzido digitalmente porque poderia distrair os espectadores, mais tarde quando foram divulgadas fotos do ator usando cueca vimos que ele não é tão “super” assim. Mas antes de discutirmos porque o Superman perdeu a cueca, vamos descobrir porque ele a usava e por cima da calça. 







Nas décadas de 30 e 40 começaram a surgir os super-heróis, os artistas tinham algumas dificuldades para destacar detalhes masculinos e femininos e demostrar o poder e a força dos personagens, isso se devia as limitações técnicas da época como a qualidade do papel e a impressão que era feita em pre…

O carnaval vai ao cinema

O carnaval é a maior festa popular do país é muito mais do que um simples festejo, é um traço identitário da cultura brasileira.  A festa brasileira, luso-afro-ameríndia , sofreu influências da França, Itália, Portugal e se expressa de diferentes maneiras nas distintas regiões do país. Seja  com a escola de samba, o frevo, o maracatu, Timbalada, os blocos de rua, trio elétricos, carnaboi ou o boi-bumbá, durante quatro dias música, dança, costumes e tradições se misturam para celebrar os Brasis ao mesmo tempo em que promove a inclusão e interação, despertando o sentimento de unidade, de nação que muita das vezes é esquecido ou ignorado com o término da festa. Dada a sua importância para a cultura brasileira, o carnaval, o maior teatro de rua do país, curiosamente é pouco ou não é representado nas manifestações artísticas, com exceção da música. Embora o cinema tenha tido papel importante para a disseminação da música carnavalesca, hoje explora pouco a temática, sendo a maior parte das …

Globo de Ouro 2017 - Vencedores

Aconteceu na noite deste domingo (8) a cerimônia de premiação da 74º edição do  Globo de Ouro. A cerimônia apresentada por Jimmy Fallon teve vários momentos marcantes, a começar pela abertura no melhor estilo La La Land. O filme de Damien Chazelle, estrelado por Emma Stone e Ryan Gosling ganhou 7 estatuetas, ou seja, ganhou em todas as categorias em que foi indicado e se tornou o filme mais premiado do Globo de Ouro. 

O ponto alto da noite foi a homenagem a Maryl Streep, que após 30 indicações e oito premiações foi agraciada com o prêmio Cecil B. Demille  pelo conjunto da obra e fez um discurso contundente e politizado que você pode ver aqui






As atrizes Debbie Reynolds e Carrie Fisher, falecidas no mês passado também foram homenageadas. 


A surpresa da noite foi a vitória da francesa Isabelle Huppert, que ganhou na categoria Melhor Atriz Drama pelo filme "Elle" que foi o vencedor na categoria Filme Estrangeiro. Outra surpresa divertida foi o beijo consolação de Andrew Garfield …